Vento fraco marca a terceira etapa do Circuito de Vela do Guarujá

domingo, 16 de maio de 2010
A previsão de vento fraco para o sábado se confirmou no Guarujá. Mesmo assim mais de 15 barcos foram para a água para a disputa da terceira etapa do Circuito de Vela do Guarujá. Bom para os veleiros menores que tinham a vantagem de não serem tão pesados.

A Comissão de Regatas optou por fazer uma regata de duas volta à ilha das Cabras. Na RGA-A a vitória ficou com o Mandinga e na B com o Chrispin. Na Bico de Proa nenhum barco conseguiu completar o percurso a tempo. Quatro barcos não conseguiram chegar a tempo na largada devido a maré baixa na sede náutica do CIR.

A etapa marcou também a estreia da primeira turma de alunos do projeto social de Santa Cruz dos Navegantes, Participaram da regata os irmãos gêmeos Adalberto e Alberto Silva Teixeira, Vitor Eduardo Godeia Santos, Marcos Vinicius dos Santos, Marcelo Almeida Jr e Vitor Wendel Alves de Oliveira. Apesar de muitos terem enjoado com as ondas, todos foram enfáticos e afirmaram querer continuar na vela. “Eu queria fazer parte de alguma tripulação. Se alguém me chamar eu vou com certeza!”, disse Vitor Wendel, que apesar de ter chegado atrasado na regata, adorou ajudar a subir a vela. “Deu um animo!”.

Depois da regata a organização ofereceu um animado churrasco na marina Supmar. Durante a festa 29 crianças do Circulo de Integração Social Roda Dançante apresentaram três danças do espetáculo Janelas Contam Histórias, que esteve em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, em março.

Estiveram presentes na festa a prefeita do Guarujá Maria Antonieta de Brito, Luiz Charbel, representando o secretário de esporte e lazer do Guarujá Paulo Piasenti, José Augusto Cintra Martins, presidente do Clube Internacional de Regatas, Eduardo Ragassi, gestor de ação social do Instituto Brasil de Inclusão Social no Turismo, Carlos Eli Ribeiro, diretor executivo da Vis Consultoria Esportiva, Mariângela Duarte, ex-deputada, Marcelo Antonio Barbosa dos Reis, secretário da saúde, Marcelo Ruas Nogueira, capitão de fragata, representando o capitão de mar e guerra Antonio Sergio Caiado de Alencar e o tenente Thiago Bernardes, representando o coronel Daniel Onias Nossa.

Quando perguntada sobre a estreia dos meninos na vela, a prefeita foi só elogios. “O projeto de vela é muito bom pois visa mudar a vida pelo esporte e pela cultura. É uma semente plantada. Esta é uma ótima oportunidade do clube, da Ibistur e do poder público que pode mudar a vida de muitos jovens”, disse ela. Antes da premiação dos velejadores, cada aluno presente recebeu um certificado de participação no curso de vela.

Resultado final
RGS-A

1. Mandinga , 1h48m14s
2. Inti, 1h54m11s
3. Meu Cantinho, 1h59m48s
4. Olé Olá, 2h55m35s
Easygoing - DNS
Carino - DNS
Pegasus – DNS

RGS-B
1. Chrispin, 2h29m58s
2. Quicker, 2h33m54s
3. ORM, 2h40m38s
Clara - DNF
Grandpa - DNF
Santeria - DNS

Bico de Proa A e B
Nenhum barco completou a regata

A terceira etapa do Circuito de Vela do Guarujá tem a realização da Prefeitura Municipal de Guarujá e SEELA – Secretaria de Esporte e Lazer; organização técnica e clube sede Clube Internacional de Regatas; organização Ativos P2B, Vis Sport Consulting e Federação Paulista de Vela.

10 comentários:

MARCOS DEL NERO disse...

A etapa marcou tambem a confusão provocada pela CR que não leu o regulamento e encerrou a prova antes do horário previsto, e não considerou barcos que queimaram a largada. Ainda achei que fosse sério.

Omar H. Daparte disse...

Prezados Sres. da CR: Segundo o artigo 13 da IR:
13.3 Serão considerados DNF (barcos que não chegaram) os barcos que não chegarem no prazo de 50 minutos após a chegada do primeiro colocado de sua classe ou categoria. Isto modifica as regras 35 e A4 das Regras de Regatas a Vela da ISAF 2009-2012.
os Sres. não deveriam ter fixado como horario limite de chegada as 15:15 hrs já que nenhum barco da classe cruzeiro B tinha completado o percurso até aquele momento e o horario limite seria o pôr do sol ou as 17 hrs. conforme a IR .
Esta atitude dos Sres me impediu de completar o percurso o que certamenta teria feito já que as 14:20 quando foi dada a informação errônea estava perto de completar a terceira perna .
Já na segunda etapa foram considerados como da classe cruzeiro B barcos com muito mais que 30 pés que levaram os dois primeiros lugares.
O Sr. Marcos Del Nero está completamente certo no seu comentário tanto em relação ao tempo de regata quanto a queima na largada .
Me senti desrespeitado por esta CR e desestimulado a continuar participando .
Como o Sr. Del Nero achei que fosse sério .

Com os Sres. as respostas .

Atte

Omar H. Daparte

Anônimo disse...

Cade o resultado com os tempos da regata ?

Anônimo disse...

Mais um comentário: Quando fomos avisados; as 14:20 hrs do tempo limite de 15:15 hrs estavamos junto com o OEM perto da Ilha das Cabras que viramos pouco atrás deste barco; porem vendo que eram as 15:10 hrs e não havendo nenhuma condição de chegar no horario limite ( ERRADO ) desistimos da regata .
Vejo com surpresa que o OEM foi classificado e pergunto como isto foi possível já que nem com uma Off-Shore de 2.000 HP é possível cobrir o percurso das Cabras até a linha de chegada em 5 minutos .
Poderia a CR me explicar o acontecido ?

Sds

Omar

Anônimo disse...

Prezados Omar e Marcos Del Nero

Com relação a barcos escapados:
Os seguintes veleiros escaparam: INTI e OLE OLA, a CR sinalizou com a bandeira "X", e ambos os veleiros retornaram para dentro da linha de largada e deram uma nova largada, so após este procedimnto é que a bandeira "X" foi arriada, e a CR considerou a punição cumprida por ambos os veleiros. isto é o que diz a regra 29.2 da ISAF. assim neste ponto não houve nenhum erro ou equivoco, apenas o exato cumprimento da regra.

Com relação ao horário limite.
Teveram duas informações o item 13.3 e 13.4, realmente houve uma informação equivocada da CR, com relação ao horário limite, mas isto não impediria que os senhores questionassem a CR, seja via rádio antes da desistência, e depois em terra, através dos formulários de protestos, que estavam à disposição dos senhores na SUPMAR.
A CR não só leu as REGRAS e as Instruções de Regata como foi ela quem elaborou a Instrução de Regata. Por isso ela aguardou por mais alguns veleiros que estavam finalizando a ultima perna antes de se retirar do local da regata. Já fora do horário limite que ela tinha informado equivocadamente.
Ainda pela experiência da CR, muitos dos veleiros que estavam na competição não conseguiriam completar a prova, mesmo que o horário limite fosse às 17:00 horas, pois o vento no local da prova caiu repentinamente de 5 nós para 1 nó. Tanto que a CR ainda na volta para terra teve que rebocar o Veleiro Santeria, que ficou sem combustivel e não conseguia vencer a correnteza no canal entre a Ilha da Moela e o continente velejando.

Coloco-me a disposição para responder e dirimir as suas dúvidas pelo e-mail de.ruiz@uol.com.br

Obs.: o único veleiro inscrito na classe CRUZEIRO B era o Gitando do Sr. Omar, conforme a lista de inscritos em poder da CR fornecida pela Secretaria da Regata.

Dimas Eduardo Ruiz - Juiz da Regata.

Julio Auler disse...

Fiquei triste em tomar conhecimento do desgosto geral tambem desta etapa.

As mensagens postadas pelos Srs. Omar e Marcos Del Nero descrevendo um fato ocorrido tambem merecem ser analisadas democraticamente.

E gostaria que eles participassem do grupo da internet que tem a intenção fomentar a organização adequada da vela na baixada santista.

Para inscreverem-se basta enviarem um e-mail para

AVBS_-subscribe@yahoogrupos.com.br

Não é necessário nada mais alem do envio da mensagem em branco.

Anônimo disse...

Prezado Sr. Dimas:
Sou obrigado a responder ao seu comentário e pretendo encerrar a polémica .
Em primeiro lugar; como disse antes ; viramos a Ilha das Cabras logo após o veleiro OEM que foi classificado ; eram as 15:10 hrs ; logo é obvio que teríamos chegado muito antes das 17:00 hrs se a CR de forma totalmente errada não tivesse informado aos participantes da regata que o horario limite eram as 15:15 . Tanto é assim que o OEM chegou.
Em relação a informação errada ; tanto eu como o Marcelo ouvimos claramente varios outros velejadores reclamarem pelo radio da decisão inexplicável da CR ; outrossim se decidiram esperar após as 15:15 hrs porque perceberam o erro porque não avisaram aos participantes da mudança de postura ? Nos certamente teriamos continuado ...
Não tivemos condições de fazer nenhum protesto porque voltamos velejando até a Moela e depois dela encontramos uma lancha do Internacional chamada Goldencat ; em pane .Como o pessoal não sabia o que fazer os rebocamos ; embora tinhamos problemas no motor e pedimos que alguma lancha do Internacional fosse rebocar o Goldencat o que aconteceu somente no canal.
Depois ainda fomos até o Internacional para deixar o menino da escola do peixinho que o Sr. me pediu para levar na regata o que fiz com gosto.
Após este dia complicado e bastante chateado ; não tive nenhuma vontade de fazer protesto algum até porque vou na regata para velejar ; não para protestar .
De duas participações numa perdemos para doia barcos muito acima de 30 pés quando o regulamento limita a participação até menos de 30 pés e na outra fomos desclassificados por um limite de tempo totalmente errado ; assim é difícil competir...
Ao Sr. Julio Auler agradeço o convite porem prefiro esperar para ver alguma correção na condução deste Circuito de Vela do Guarujá.

Atenciosamente

Omar



























































































































































Em relação a sua posição

Anônimo disse...

Sr. Dimas :

Um derradeiro comentário: o Sr. disse no seu comentário que os participantes PODERIAM ter avisado do erro a CR via radio . Acontece que VARIOS velejadores não somente AVISARAM a CR pelo radio como RECLAMARAM via radio da determinação da CR e a mesma ; mesmo tendo sido alertada ; INFORMOU que o horario limite eram as 15:15 hrs e que este limite DEVERIA SER CUMPRIDO JA QUE A CR ASSIM O TINHA DETERMINADO.O Marcelo ; o Lula e eu ; assim como outros velejadores ouviram claramente esta determinação da CR ; tanto é assim que logo depois alguns participantes ; vendo que o tempo era insuficiente ; desistiram e informaram a CR da desistência e a razão da desistencia os alertando pela terceira vez.
Os Sres. foram alertados do erro e persistiram no erro prejudicando participantes da regata . Quando perceberam o erro decidiram ficar na chegada porem ; nada informaram aos que ; como eu ; continuaram velejando incurrindo em mais um erro .

Assim fica dificil competir.

Sds

Omar

Anônimo disse...

sr Omar, por favor gostaria de conversar com o sr.
Meu e mail e roberto.godinho@itlab.com.br

PS: Nao sou da organizacao do evento ok.
Abraços

ZÉ CARLOS disse...

TEMPO CORRIGIDO DA RGS-B

QUE CHUTASSO ESTES TEMPOS INFORMADOS!!!!!DÊ ONDE OS TEMPOS FORAM TIRADOS?

ZÉ CARLOS (CHRISPIN)

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